Os Nove Despertares

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que os nove despertares não são pontos isolados em si mesmos. Todos eles possuem conexões e inter-relações de modo que, por exemplo, quando atuamos no despertar de uma nova educação e cultura da paz, estaremos também promovendo uma nova consciência. E assim acontece com cada um e com todas as nossas nove áreas de atuação.

Isso não exclui o fato de que cada despertar possui as suas nuances e abarca múltiplos entendimentos que podem estar presentes em outro despertar, mas de forma conectada a diferentes pensamentos. A educação, por exemplo, está presente em mais de um dos despertares e, em cada um, ela se manifesta de maneira diferente. Desta maneira, o todo é muito maior do que a soma das partes.

A Consciência e os despertares conectados

É como se tivéssemos um único despertar, visto em suas nove roupagens, cada uma com suas características únicas, mas que ao mesmo tempo se aproximam aqui e ali, se entrelaçam, se fundem ou até mesmo se confundem.

Por isso, é também possível dizer que um despertar se apoia no outro, que um compreende e busca entendimento de si em outro. Ora, se a ideia é um só despertar, por que então dividi-lo em nove? Nossa intenção, além de conectar com perfis pessoais que porventura busquem esses movimentos de maneira mais especializada, é facilitar, dentre outros aspectos, os trabalhos, a leitura, as atividades e a distribuição das parcerias.

Entenda porque o número nove…

E por que o número nove?

Porque nossas áreas de atuação são, tanto em termos de conteúdo quanto de ações efetivas e afetivas, inspiradas no Eneagrama que, estruturalmente, trata-se de uma figura de nove pontos.

Aliás, muito além de sua figura geométrica, o Eneagrama é de um sistema que nos traz uma profunda, vasta e rica sabedoria sobre o ser humano, suas relações intra, inter e transpessoais.

Dessa forma, o Instituto Awakening, honrando essa sabedoria e trazendo-a para o contexto presente, vale-se dos nove pontos trazidos pela mandala do Eneagrama como inspiração para suas nove áreas de atuação. Áreas essas que abarcam todas as suas atividades e ações, cujo objetivo primordial é: contribuir para uma vida melhor, mais livre, digna, justa, solidária e, sobretudo, sustentável, para todas as pessoas, para todos os grupos, para todos os seres, para todo o planeta, para o Universo, de forma integrada e harmônica.

Conheça os Nove Despertares

01.

Despertar para a Ética e os Direitos Humanos

O suscitar da ética e dos direitos humanos abre os nove pontos de maneira muito objetiva.
aprofunde-se

02.

Despertar para uma nova Assistência Social

Nesta área de atuação, prezamos pelo desabrochar de uma nova assistência social.
aprofunde-se

03.

Despertar para o Empreendedorismo Social

O empreendedorismo social chama a atenção cada vez mais em nosso país.
aprofunde-se

04.

Despertar para a Cultura, a Arte e o Design

Desenvolvimento humano com base na conexão com a cultura, com a arte e o design.
aprofunde-se

05.

Despertar para uma Nova Educação e a Cultura da Paz

É necessário e, além disso, urgente, despertar para uma nova educação e para a cultura da paz.

aprofunde-se

06.

Despertar para uma Nova Consciência

É urgente permitirmos um novo tipo de conexão entre as pessoas e uma nova forma de SER e ESTAR no mundo.
aprofunde-se

07.

Despertar para a Comunicação e o Turismo

A compreensão de um turismo que abarca a amplitude que este fenômeno possui.
aprofunde-se

08.

Despertar para a Erradicação da Violência e a Equanimidade dos Gêneros

É um assunto muito conectado ao medo social presente nas cidades, que infelizmente veem seus índices crescerem a cada período.
aprofunde-se

09.

Despertar para o Meio Ambiente e a Proteção aos Animais

Despertar do ser humano como parte integrante do meio ambiente, juntamente com todos os demais seres que o compartilham.
aprofunde-se

Ações que permeiam
os 9 despertares

Como já dissemos, os nove despertares funcionam harmonicamente como um só. Portanto, por mais que estejam divididos para facilitar a compreensão, a leitura e a identificação pessoal com um ou outro, há atividades que são transversais, ou seja, que pertencem ao todo. São elas:
  • Estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas atuantes em diversos setores da sociedade para a execução direta dos projetos e ações estabelecidos em cada um dos 9 despertares e/ou via doação de recursos físicos, humanos e financeiros e/ou via prestação de serviços de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos públicos.
  • Publicação de livros ou outras publicações que tenham conexão com um ou mais despertares, bem como vídeos ou outras ferramentas de audiovisual que também se conectem com eles.
  • Promoção de ações de divulgação permanente, via campanhas publicitárias ou outras formas de comunicação, para a mobilização e sensibilização social dos objetivos do Instituto.
  • Manter o intercâmbio de know-how e experiências anteriores com entidades congêneres ao Instituto, por meio de seminários, conferências, oficinas, cursos, fóruns, vivências e experiências para pessoas que buscam desenvolvimento sustentável e autoconhecimento, e outros eventos.

Conheça nossos projetos

Entre em contato

Para obter mais informações sobre nosso Instituto, para fazer parte dele, para nos enviar sugestões, comentários, questionamentos:

""
1
Nome Completo
icon-user
Telefone
Comentáriosmore details
0 /
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right